Fotos Produção Cultural 2011

terça-feira, 11 de maio de 2010

Novos Parceiros

Na reunião de hoje da equipe de produção do II Fuasa,contamos com a preseça da Camila San representante do Nucleo de Performance do LEE/UFRJ que agora é mais um parceiro do LabPP-ESc e do Fuasa.

O nosso novo parceiro, o Nucleo de Performance do LEE/UFRJ, vai oferecer uma Oficina nos dia 27/05 e 10/06, na Sala Samira Mesquita (antigo Salão Azul), que se interessar é so aparecer no LabPP-Esc ou então enviar email para lappesc@gmail.com.
As vagas são limitadas, então se apresse.


na foto Camila e Brenno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANTE NÃO É ALUNO

A ditadura militar de 64 proibiu as organizações de classe dos estudantes e instituiu, graças às prisões, aos seqüestros e aos assassinatos das lideranças estudantis, a cultura do “aluno” universitário. Decorridas mais de duas décadas após a redemocratização do Brasil, a cultura do “aluno” universitário domina nos campi, apesar da volta à atividade dos centros acadêmicos, dos DCEs e da UNE.

Se é para falar sério de educação democrática, então é preciso, em primeiro lugar, levar em conta a diferença entre educação e ensino: como os verbos indicam, na educação a ênfase é no indivíduo (educa-se alguém), enquanto no ensino a ênfase é na coisa (ensina-se algo a alguém).

O individuo que ingressa numa universidade é, em regra, um jovem no final da adolescência e no início da vida adulta. A educação do jovem não pode ser a mesma do adolescente ou da criança. O trote é justamente um rito de passagem, para marcar na carne a entrada na vida adulta autônoma: o estudante terá que aprender a lidar com a liberdade e com a responsabilidade. Liberdade é escolha, opção, o que gera angústia e insegurança, enquanto responsabilidade é a capacidade de arcar com as conseqüências das opções assumidas, o que depende de esforço concentrado e de resistência a tensões.

A universidade que só ensina é a universidade do aluno, autoritária e anárquica, burocrática, distante do trabalho produtivo. A universidade do ensino integrado à pesquisa e à extensão, comprometida com a produção efetiva e a inovação tecnológica, com o público de carne e osso, seu vizinho, só pode ser a universidade do estudante.

Enéas Valle