Fotos Produção Cultural 2011

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Encontro das Artes

O evento aconteceu na última quinta-feira dia 29/10 no Salão Azul e Bosque. O encontro é resultado da parceria entre o LabPP-Esc, o CAEBA e o CAFAU e foi uma prévia do Festival Universitário de Arte e Sustentabilidade Ambiental (FUASA), que vai acontecer na última semana de novembro.






Abertura do encontro aconteceu a partir das 16h com o "Nós e o Meio", divulgado aqui no blog, o público teve a oportunidade de assistir à videos que tratam de questões ambientais.



No intervalo de um filme e outro tivemos apresentações musicais de estudantes da Escola de Belas Artes como "Trio Madera" e solo de violino com Mário.



A equipe de produção cultural do LabPP-Esc esteve presente registrando o evento, divulgando o FUASA junto com os Centro Acadêmicos da EBA e FAU.



A galera também pode interagir com a instalação "Ordenha e Progresso" da estudante Tatiana.



No hall do Salão Azul diversos estudantes expuseram seus trabalhos, entre eles um dos programodores visuais da equipe de produção cultural 2009-2, Andre David.



No bosque também tivemos uma intervenção artística do estudante de cenografia Bosco, grafitando ao longo do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANTE NÃO É ALUNO

A ditadura militar de 64 proibiu as organizações de classe dos estudantes e instituiu, graças às prisões, aos seqüestros e aos assassinatos das lideranças estudantis, a cultura do “aluno” universitário. Decorridas mais de duas décadas após a redemocratização do Brasil, a cultura do “aluno” universitário domina nos campi, apesar da volta à atividade dos centros acadêmicos, dos DCEs e da UNE.

Se é para falar sério de educação democrática, então é preciso, em primeiro lugar, levar em conta a diferença entre educação e ensino: como os verbos indicam, na educação a ênfase é no indivíduo (educa-se alguém), enquanto no ensino a ênfase é na coisa (ensina-se algo a alguém).

O individuo que ingressa numa universidade é, em regra, um jovem no final da adolescência e no início da vida adulta. A educação do jovem não pode ser a mesma do adolescente ou da criança. O trote é justamente um rito de passagem, para marcar na carne a entrada na vida adulta autônoma: o estudante terá que aprender a lidar com a liberdade e com a responsabilidade. Liberdade é escolha, opção, o que gera angústia e insegurança, enquanto responsabilidade é a capacidade de arcar com as conseqüências das opções assumidas, o que depende de esforço concentrado e de resistência a tensões.

A universidade que só ensina é a universidade do aluno, autoritária e anárquica, burocrática, distante do trabalho produtivo. A universidade do ensino integrado à pesquisa e à extensão, comprometida com a produção efetiva e a inovação tecnológica, com o público de carne e osso, seu vizinho, só pode ser a universidade do estudante.

Enéas Valle