Laboratorio Pablo Picasso de Estudos Transdisciplinares em Escultura, Produção e Direção de Arte - LabPP-Esc. Espaço localizado na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Predio da Reitoria - 2° andar - conj. D-14 - Cidade Universitária (Fundão)
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
2° FUASA
O auditório conhecido como salão azul foi renomeado para Sala Samira Mesquita como uma homenagem à professora Samira Mesquita, primeira decana eleita da universidade e grande incentivadora da arte para todos.
Esta versão itinerante do Projeto Calango buscou fazer pesquisa para a implantação do muro definitivo na Escola de Educação Física e Desportos.
Durante o festival o sucesso foi absoluto, tal como em todas as ocasiões em que este muro é instalado.Os estudantes da EEFD ficaram responsáveis pela instalação do muro no prédio da Reitoria.
Muito trabalho, mas valeu a pena. O pessoal de Belas Artes tem muito para contar. Pediram a permanência por mais uns dias.
A espiral é uma borda que funciona como uma membrana, conectando os cantos arredondados de uma estrutura; o círculo menor, mais alto, próximo do céu, provavelmente é ácido e positivo; o círculo maior, mais baixo, próximo da terra, é provavelmente básico e negativo.
Por essa razão uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo orgânico empilhado ou acondicionado em um compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas aos microorganismos para que esses degradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.
A alimentação alternativa, criada para combater a desnutrição, inclui alimentos de alto valor nutritivo, de custo muito baixo, de paladar adaptado à região e preparo rápido. O carro chefe desta alimentação é o principio da multimistura - da variedade - que aproveita diversos alimentos que geralmente são desprezados. São os farelos (de arroz e de trigo), as folhas verde-escuras (de batata-doce, mandioca, taioba, beldroega, etc.), a casca de ovo e as sementes (de abóbora, melancia, gergelim, jaca, caju, melão, etc.).
"Dança das proteinas" que consiste na elaboração de um espetáculo coreográfico baseado na ciência, mais especificamente em conceitos e fenômenos da bioquímica.
O objetivo central do projeto é a difusão e popularização da ciência através da arte. O trabalho faz parte da pesquisa de doutorado do professor André Meyer na Área de Educação, Difusão e Gestão em Biociências e conta com alunos da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ), da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), além de membros da Companhia de Dança Contemporânea Helenita Sá Earp, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ).
O Núcleo de Performance do Laboratório de Engenharia do Entretenimento da COPPE - Centro de Tecnologia – UFRJ ou LEE faz parte do GIM (Grupo de Interação MilaSan) que através de uma abordagem multidisciplinar com enfoque artístico, tecnológico, social e terapêutico propõe reunir profissionais de diferentes setores no intuito de:
Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da Luz é uma pesquisadora brasileira de artes plásticas, sendo professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Graduada em 1975 em Desenho e Artes Plásticas pela UFRJ, Ângela concluiu seu mestrado em 1986 pela mesma instituição.
Adquiriu larga experiência na área de Artes, atuando principalmente nos temas sobre arte moderna, salão arte, modernidade e década de 50.
Lecionou e dirigiu a Escola de Belas Artes da renomada instituição brasileira.
ESTUDANTE NÃO É ALUNO
Se é para falar sério de educação democrática, então é preciso, em primeiro lugar, levar em conta a diferença entre educação e ensino: como os verbos indicam, na educação a ênfase é no indivíduo (educa-se alguém), enquanto no ensino a ênfase é na coisa (ensina-se algo a alguém).
O individuo que ingressa numa universidade é, em regra, um jovem no final da adolescência e no início da vida adulta. A educação do jovem não pode ser a mesma do adolescente ou da criança. O trote é justamente um rito de passagem, para marcar na carne a entrada na vida adulta autônoma: o estudante terá que aprender a lidar com a liberdade e com a responsabilidade. Liberdade é escolha, opção, o que gera angústia e insegurança, enquanto responsabilidade é a capacidade de arcar com as conseqüências das opções assumidas, o que depende de esforço concentrado e de resistência a tensões.
A universidade que só ensina é a universidade do aluno, autoritária e anárquica, burocrática, distante do trabalho produtivo. A universidade do ensino integrado à pesquisa e à extensão, comprometida com a produção efetiva e a inovação tecnológica, com o público de carne e osso, seu vizinho, só pode ser a universidade do estudante.
Enéas Valle